DO PRETO 1.0 AO LOIRO ( A SAGA )
Eu já começo essa postagem dizendo o seguinte: - Meninas, NÃO FAÇAM ISSO! Se vocês são loiras e querem escurecer JAMAIS, NUNCA, DE JEITO NENHUM, PINTEM DE PRETO, SEJA ELE AZULADO OU NÃO! E se você já pintou de preto, fez a mesma besteira que eu fiz e agora se arrependeu e quer voltar a ser loira...
1º NÃO VAI SER FÁCIL;
2º VAI DAR MUITO TRABALHO;
3º VAI DEMORAR UM POUCO;
4º VAI REQUERER MUITA PACIÊNCIA, IDAS AO SALÃO E DINHEIRO.
(SE NÃO QUISER FICAR CARECA, E AINDA ASSIM SEUS FIOS SERÃO MUITO, MAS MUITO JUDIADOS MESMO!)
E se você ainda está loira e quer escurecer dica: PINTE O CABELO DE LOIRO ESCURO 7.1 OU 6.1, ou faça luzes inversas, porque se acabar se arrependendo é mais fácil para voltar a ser loira, e não vai judiar tanto seus cabelos.
Para quem está de cabelo preto vou passar as dicas para clareá-los podendo chegar até a um loiro claro acinzentado, EU DISSE UM LOIRO CLARO E NÃO PLATINADO, NÃO BRANCO, LOIRO CLARO.
DICAS:
1 DEKAPCOLOR - Pode usar tranquilamente, ele vai retirar os pigmentos escuros do seu cabelo, se quiser pode passar a chapinha, resseca um pouco os fios mas depois se fizer uma hidratação o cabelo fica legal, ele se recupera rapidinho.
O dekapcolor vai retirar os pigmentos dos cabelos pretos, mas eles ainda estarão escuros no máximo alaranjados.
Ai você já poderá pintar o cabelo com o 6.1 ou 7.1 um loiro escuro acinzentado, ou um castanho claro acinzentado para uniformizar a cor dos cabelos e puxar as luzes.
2 DECAPAGEM - Se vocês pintaram de preto e vão direto para a decapagem (pó descolorante e oxigenada) estejam cientes de que seus cabelos precisam estar muito fortes, muito saudáveis, se eles estiverem frágeis, faça cauterizações, reconstruções, nutrições, hidratações, senão seu cabelo vai quebrar todo, vai ficar laranja, e não vai dar certo, só vai piorar o problema, nesse caso fique com ele preto até ele estar saudável.
Se o cabelo está saudável, você pode descolorir, e depois tonalizar, pode fazer isso através das luzes ou da decapagem global, isso depende só se você quer ficar 100% loira ou apenas fazer luzes para clarear um pouco, quebrar o preto, tipo morena iluminada.
AS LUZES - De qualquer jeito vai quebrar o cabelo, talvez ele fique elástico, poroso, ressecadíssimo, opaco, quebradiço, e o pior se ele não aguentar descolorir o suficiente para atingir um tom bom de loiro, ele pode ficar AVERMELHADO, ALARANJADO, AMARELADO., pode ficar mais claro na raiz do que no meio e pontas, etc.
Para ter uma descoloração boa, temos que avaliar o seguinte:
1. Se o cabelo está saudável;
2. Se os produtos (pó descolorante, oxigenada) são de uma marca de confiança, de credibilidade.
3. Comprar produtos adequados ao seu tipo de cabelo, para não ter problema com incompatibilidade entre químicas (corte-químico), ou não conseguir o resultado desejado, por exemplo: Eu estou com o cabelo preto, vermelho, quero ir para o loiro, então se no mercado tem um pó descolorante para cabelos pretos e vermelhos é melhor dar preferencia a este tipo de descolorante.
4.Verificar qual volume da oxigenada é adequada ao seu fio de cabelo, não é porque todo mundo atingi um loiro claro com oxigenada de 40 volumes que eu posso usar a de 40 volumes. Eu aconselho o seguinte, se seu cabelo está preto, mas seu fio é fino, ou está fraco, vá com calma use a oxigenada de 30 volumes, não use de 40 de jeito nenhum, se seu fio também está tingido de preto, mas o cabelo é um pouco mais grosso, use a oxigenada de 30 também, porque já é um cabelo tingido, é melhor usar oxigenada de 30, do que usar a de 40 para ficar loira logo, e detonar todo o cabelo. É aquela história "Prevenir é melhor que remediar".
ETAPAS DA DESCOLORAÇÃO
Um pouco de colorimetria para vocês.
Da cor preta até a cor loira, o cabelo na descoloração passa por diversas cores;
Preto, vermelho, vermelho-laranja, laranja, alaranjado, amarelo-laranja, amarelo.
Então as vezes devemos fazer duas descolorações de 50 minutos cada uma, porque as vezes o cabelo preto na primeira descoloração só chega a cor laranja, que é loiro escuro, então ainda está muito escuro, ainda estamos no numero 7, estamos na metade do caminho, então para atingir o loiro devemos fazer mais uma descoloração, se o cabelo não aguentar, devemos tonaliza-lo para o loiro escuro, loiro mel, um loiro que o 7 seja o fundo de clareamento dele, e aguardar uns meses apenas hidratando, reconstruindo, nutrindo e quando ele estiver forte ai sim fazer a outra descoloração, mas se o cabelo ainda está saudável partimos para a segunda descoloração para atingir um fundo amarelo claro, o amarelo muito claro não é aconselhável pois o cabelo já perdeu muita melanina, nutrientes, proteínas, já está muito fraco, então não é legal chegar nesse grau de clareamento, e também chegando no amarelo claro, com uma tonalização conseguimos o cabelo no loiro claro acinzentado, e até com os reforçadores de clareamento conseguimos uma cor legal sem precisar chegar ao fundo de clareamento "amarelo muito claro".
Então já descolorimos, atingimos o Amarelo claro, e agora? O que fazer?
Gente, vamos tonalizar, se a cabeleireira falar que o shampoo dela já tonaliza, É MENTIRA! ( e muitas dizem isso, mas não acreditem) Não caiam nessa historinha, porque muitas cabeleireiras dizem isso, mas o shampoo não vai fechar a cutícula do seu cabelo e nem tonalizar, ele só vai anular os reflexos indesejados, o shampoo vai MATIZAR E NÃO TONALIZAR.
Para tonalizar devemos saber qual a cor de fundo de clareamento alcançamos, e qual a cor do cabelo queremos.
Se o fundo de clareamento alcançado foi o amarelo claro e queremos um loiro claro acinzentado, vamos tonalizar com 9.21 o reflexo 2 que é o violeta, vai tirar o amarelado, e o 1 vai dar o tom acinzentado.
Depois de tonalizar o cabelo, ai sim podemos usar o shampoo matizador, azul ou violeta, e fazer uma reconstrução, ou cauterização para recuperar um pouco os fios, e de 15 em 15 dias é bom estar indo ao salão para recuperar os fios, porque eles sofrem muito nesse processo, podem ficar elásticos, porosos e ai temos que tratá-los para ficarem bonitos, mantendo-os lindos e loiros.
Eu aconselho a procurar um salão e evitar fazer em casa, porque é um processo muito demorado, e tem que ter muito cuidado, entender bem de colorimetria, fundo de clareamento, e ter uns kits SOS caso algo saia errado.
beijinhos e boa sorte!